Com o surgimento do Coronavírus, no ano passado, o mundo inteiro voltou seu olhar para a preocupação em relação à saúde, mas também no que tange aos impactos econômicos da pandemia em âmbito global. Afinal, a pandemia nos colocou diante da maior crise sanitária da história, ao passo que acelerou uma crise econômica e social pré-existente. Algumas das suas consequências mais percebidas foram a queda de investimentos locais e estrangeiros, a redução da oferta de insumos e baixa na mão de obra qualificada.
A grande questão é: como as empresas, em diferentes setores e de diferentes tamanhos, estão se recuperando dos impactos causados por esse cenário sem precedentes?
A solução que é também uma chave para a mudança, pode ser encontrada quando se prioriza valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e busca pela excelência. E estes objetivos são alcançados através da implementação da metodologia Lean Manufacturing.
Pensando nisso, o Lean se torna um importante aliado na recuperação dos impactos causados no ápice da Pandemia, afinal, quando recursos e mão de obras são escassos, é prioritário reduzir desperdícios. Através dele, as empresas conseguem estabelecer novos padrões operacionais para diminuir prejuízos e se reestabelecer economicamente.
Em momentos como os que estamos vivendo, ajustar processos, gerir estoques, reduzir o tempo de produção e enxergar a cadeia logística como parte integrante do fluxo são alguns dos princípios Lean passíveis de adoção.
Nosso conselho inicial é: mapeie o fluxo de sua empresa como um todo e identifique possíveis falhas causadas pela crise, para que a partir das ferramentas Lean Manufacturing, possa repensar a cadeia produtiva.
O cenário pós-pandemia pede uma boa gestão de mudanças, bem como a redução de desperdícios de recursos como pessoas, materiais e tempo. As empresas que já adotavam o Lean antes, já tem a cultura da mudança em seu DNA. Por outro lado, aquelas que já tinham seus negócios prejudicados por ineficiência e baixa produtividade, provavelmente estão encontrando ainda mais dificuldades para sobreviver aos impactos causados pela pandemia. A boa notícia é que sempre é possível reavaliar as estratégias e adaptar-se aos novos tempos.
Operar com base no Lean Manufacturing significa ter à sua disposição métodos modernos de gerenciamento de produção, processos padronizados, equipes engajadas e compreensão das necessidades reais dos clientes. Em contrapartida, o método oferece um bom modelo de tomada de decisões.
Em muitos negócios, a pandemia evidenciou o fato de que é possível decidir rapidamente sem interromper as operações. Para isso pode por exemplo optar-se por novos formatos de reuniões, mais rápidas e com menos participantes ou menos níveis hierárquicos envolvidos na tomada de decisões.
Temos observado, diversas empresas que aproveitaram o período pós-pandemia para destravar gargalos internos. A integração das equipes e o entrosamento das áreas têm sido um fator decisivo, que aliado à eliminação de desperdícios e à criação de valor, estão sendo fundamentais para a sobrevivência e diferenciação das empresas nesta retomada.
Saber adaptar-se às condições que vivemos passa pela capacidade de realizar mudanças de forma rápida e organizada. Empresas com visão de futuro estão acelerando seus esforços de desenvolvimentos de capacidades, sejam elas de transformação, excelência ou liderança. E em todos esses aspectos, a metodologia Lean, será uma forte aliada para o seu negócio.